Apresentação


voltar

O Sistema Intraurbano de Monitoramento dos Direitos Humanos – SIM-DH, sob a responsabilidade da Comissão Municipal de Direitos Humanos – CMDH, da prefeitura de São Paulo apresenta dados, gráficos e mapas por subprefeitura e para o conjunto do município.

Na página inicial, o sistema apresenta o mapa temático síntese de direitos humanos, e possibilita a escolha de indicadores-síntese das dimensões selecionadas. Ao escolher o indicador-síntese de uma dimensão, o sistema apresenta o respectivo mapa, texto explicativo e as variáveis componentes do indicador.

INDICADORES SÍNTESE

A página referente aos indicadores-síntese apresenta um painel com mapas temáticos, gráficos e variáveis que compõem cada dimensão, permitindo aos usuários fazer comparações entre as dimensões e subprefeituras ao longo do período 2004-2010.

Os indicadores-síntese foram calculados para medir a situação dos direitos humanos em cada subprefeitura nas dimensões referentes a populações específicas, como crianças e adolescentes, mulheres, negros e população idosa, além do tema violência. Para cada uma dessas dimensões foi selecionado um subgrupo de variáveis entre o conjunto de indicadores, cujos critérios de seleção foram a relevância no tema direitos humanos e a existência de associação com questões passíveis de intervenção pela gestão municipal.
Esse grupo de dois ou três indicadores selecionados para construção de cada um dos indicadores-síntese para cada dimensão é uma proxy da situação em cada uma das subprefeituras.

O indicador consiste na média aritmética das variáveis escolhidas para cada dimensão, padronizadas em uma escala que varia de zero a 1. Assim, os indicadores-síntese são números que também variam de zero a 1, sendo zero a pior situação, em termos de garantia de direitos, e 1 a melhor. Quanto mais próximo do valor 1 estiver uma subprefeitura, melhor ela estará em relação à dimensão.

Por meio desses indicadores-síntese, as 31 subprefeituras são avaliadas segundo a garantia dos direitos humanos em quatro tipos de situação: muito boa, boa, intermediária e insatisfatória.

PERFIL DAS SUBPREFEITURAS

O Perfil das Subprefeituras apresenta as informações do último ano disponível, em forma de tabelas e gráficos, e permite a exportação total ou parcial dos dados para outros softwares. O perfil contém os 62 indicadores das nove dimensões, além dos indicadores-síntese e os indicadores de contexto apresentados no tema população e território.

ELABORE SUA PESQUISA

O sistema permite que o usuário elabore sua própria pesquisa, escolhendo entre as variáveis e os temas disponíveis, para o município de São Paulo e qualquer uma das 31 subprefeituras. As informações podem ser visualizadas nas formas de tabelas, gráficos e mapas e exportadas para outros softwares. Mediante cadastro e registro de nome de usuário e senha, é possível gravar tabelas e mapas no próprio sistema para recuperação posterior.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Nesta opção o sistema armazena os principais resultados do SIM-DH em formato digital (pdf).